Content-Type: text/html; charset=ISO-8859-1
A teoria dos jogos tornou-se um ramo proeminente da matemática nos anos 40 do século XX, especialmente depois da publicação em 1944 de [The Theory of Games and Economic Behavior]? de [John von Neumann]? e Oskar Morgenstern. A teoria dos jogos distingue-se da economia na medida em que procura encontrar estratégias racionais em situações em que o resultado depende não só da estratégia própria de um agente e das condições de mercado, mas também das estratégias escolhidas por outros agentes que possivelmente têm estratégias diferentes ou objectivos comuns.
Os resultados da teoria dos jogos tanto podem ser aplicados a simples jogos de entretenimento como a aspectos significativos da vida em sociedade. Um exemplo deste último tipo de aplicações é o Dilema do Prisioneiro, popularizado pelo matemático [Albert W. Tucker]?, e que tem muitas implicações no estudo da cooperação entre indivíduos. Os Biólogos utilizam a teoria dos jogos para compreender e prever o desfecho da evolução de certas espécies. Esta aplicação da teoria dos jogos à teoria da evolução produziu conceitos tão importantes como o conceito de [Estratégia Evolucionariamente Estável]? introduzida por[John Maynard Smith]? no seu ensaio Game Theory and the Evolution of Fighting.
A teoria dos jogos classifica os jogos em muitas categorias que determinam que método pode ser usado para resolve-los. Algumas das categorias mais comuns são:
Outros ramos da matemática , principalmente a teoria das probabilidade?s e a estatística?, são normalmente utilizadas em conjugação com a teoria dos jogos para analisar muitos jogos.