Content-Type: text/html; charset=ISO-8859-1
O Cristianismo credencia a Jesus o título de Filho de Deus. Ele seria o messias? prometido por Deus? para salvar o mundo do pecado?.
Inicialmente surgido como uma seita do Judaísmo e depois elevado à categoria de religião oficial do Império Romano com a suposta conversão do imperador Constantino?, o Cristianismo espalhou-se pela Judéia e posteriormente para outras localidades, atingindo a Europa e dali, a América e a Oceania.
Atualmente, existem três grandes ramos da cristandade: o Catolicismo?, o mais antigo e que agrega o maior número de fiéis, surgido na época do Império Romano; a Ortodoxia?, ramo oriental que rompeu com o catolicismo no início do século XI; e o Protestantismo?, que também rompeu com o catolicismo no movimento conhecido por Reforma?, no século XVI, e que engloba grande número de movimentos e igrejas distintos.
O Cristianismo é atualmente a religião com maior número de adeptos no mundo.
Uma pequena correcção: o Catolicismo? não é o ramo mais antigo. Só começa a falar-se de Catolicismo? por confronto com a Ortodoxia? - este ramo é, em termos de ritos e de práticas, o mais conservador dos três e é geralmente considerado como o mais antigo.
Deve também acrescentar-se que há duas grandes igrejas ortodoxas - a grega e a russa - que apresentam algumas diferenças entre si, nomeadamente a língua usada na liturgia. Há ainda um terceiro ramo ligado à igreja ortodoxa, a igreja de rito Copta?, que surgiu no Norte de África.
Finalmente, convém ainda referir que uma das igrejas protestantes?, a Anglicana? se considera uma igreja católica, e assim o refere durante a liturgia, distinguindo-se embora da vulgarmente chamada católica, a quem chama católica romana.